CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Veículos autônomos só impedem um terço dos acidentes

Confira os resultados de um estudo divulgado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), centro de pesquisa americano especializado em segurança nas vias.

18/06/2021
Os carros seriam todos extremamente seguros se não fosse por um pequeno detalhe: o condutor que assume o volante.

Nove em cada dez acidentes são resultado de erro humano, segundo um consenso dos especialistas em segurança viária. Seja por desatenção, imperícia, irresponsabilidade, imprudência, estilo agressivo de dirigir... Levando isso em consideração, é natural imaginar que os veículos autônomos, que independem da ação de um motorista para trafegar, sejam a resposta para evitar 90% dos acidentes, certo?

Errado.

De acordo com um estudo divulgado em maio pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), centro de pesquisa americano especializado em segurança nas vias, os autônomos provavelmente só podem impedir um terço de todos os acidentes nos Estados Unidos – país onde mais de 36 mil pessoas morreram pela violência do trânsito ano passado. 

Segundo o instituto, os erros fatais dos motoristas fazem parte de uma cadeia de eventos que levam à colisão, que incluem circunstâncias inesperadas, ações equivocadas e más interpretações – e os sistemas automáticos não são perfeitos diante dessa complexidade. Assim, um veículo autônomo evitaria apenas 34% das colisões “simplesmente por ter uma percepção melhor da situação e não poder sofrer a influência de substâncias (como álcool e drogas) como os humanos”.
Voltar