CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Controle eletrônico de estabilidade

Conheça a análise do CESVI sobre o Electronic Stability Control, um sistema autônomo que ajuda o motorista a manter a estabilidade do veículo.

06/04/2021
Electronic Stability Control (controle eletrônico de estabilidade), ou ESC, é um sistema que promove maior estabilidade do veículo. Ele faz compensações de frenagens automáticas e independentes nas rodas para criar um torque de giro contrário ao descontrole do veículo em situações de desvios para a correção da trajetória.

O sistema usa os sinais dos mesmos sensores do ABS para interpretar o que está ocorrendo durante uma mudança repentina de direção, avaliando em conjunto o ângulo em que o volante foi esterçado e acelerações laterais.

COMPONENTES
• Sensor de ângulo de esterçamento do volante: capta o quanto o volante foi esterçado pelo motorista para uma determinada trajetória, enviando essas informações para o módulo central.
• Sensor de rotação do veículo: interpreta qual foi o giro do carro em relação ao solo, também conhecido como giro YAW. Quando um veículo perde a aderência e roda, ele faz um giro no seu eixo YAW.
• Sensores de aceleração lateral: identificam acelerações ou desacelerações laterais. Entendendo quais são os esforços laterais no momento, o módulo atua na compensação de frenagens em sentido contrário, para estabilizar o carro.
• Sensores de rotação: localizados em cada uma das rodas, têm o objetivo de comparar a rotação entre elas. Esses sensores pertencem ao ABS, mas alimentam o módulo do sistema ESC com informações importantes sobre travamento ou diferenças muito grandes de rotação entre as rodas. É importante saber que um problema no sistema do ABS (sensores, rodas fônicas e conectores) influenciará no não funcionamento do ESC.
• Módulo central ESC: responsável por gerenciar todas as informações dos sensores do sistema e processar esses dados, podendo então enviar comandos para os atuadores, que farão as compensações nas rodas para estabilizar o veículo.

POSSÍVEIS DANOS
Colisões de trânsito podem provocar danos em sensores de rodas, rodas fônicas, chicotes ou conectores, e o custo pode variar muito dependendo do carro que tenha ESC. Lembramos que esses itens pertencem ao dispositivo integrado ao sistema ABS, que já está no mercado automotivo há mais tempo, portanto com preços mais em conta para o consumidor caso necessite de substituição. Já sensores laterais e de colunas e módulo são mais difíceis de serem afetados em impactos de menores proporções. Se afetados, podem ter preços mais elevados para troca.

ANÁLISE DO CESVI
O mercado deve valorizar a presença de itens de segurança como o ESC e cobrar cada vez mais essa tecnologia nos veículos. De início, os preços podem ser altos, porém os valores acabam se diluindo com o tempo e se tornando mais acessíveis para o consumidor. O aumento na segurança vale o investimento.
Cabe lembrar que oficinas que trabalham com manutenção veicular devem se especializar para a reparação de veículos com ESC. 

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