CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Segurança do veículo chega com rapidez maior

Cada vez mais, temos automóveis com sistemas avançados de segurança.

03/06/2020
Segundo um estudo do centro de pesquisa automotiva Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, as montadoras estão construindo veículos mais seguros contra o efeito de batidas de trânsito numa velocidade três vezes maior do que ocorria em meados dos anos 1990. Mas essas melhorias ainda vão levar décadas para integrar a maioria dos veículos. 

A pesquisa aponta que determinações governamentais, o comprometimento voluntário dos próprios fabricantes e rankings de segurança independentes – como os de centros de pesquisa como o CESVI BRASIL – podem ter enorme influência na rapidez de como esses aprimoramentos vão chegar à maior parte da frota.

Em uma das análises, o IIHS investigou a disponibilidade e a instalação de câmeras traseiras, sensores de estacionamento, sistemas de monitoramento de ponto cego, alerta de colisão dianteira, frenagem automática de emergência, alerta de saída da faixa e faróis que se adaptam às curvas – a partir dos anos em que esses recursos foram introduzidos. Com a exceção dos faróis adaptativos, todos os demais sistemas têm chegado à frota num ritmo ascendente. Dois deles, tornados padrão de mercado pela força da lei nos EUA ou iniciativa da indústria, aparecem numa velocidade maior: câmeras traseiras e frenagem de emergência. 

Confira abaixo.


Voltar