CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

.REVISTA CESVI

.BUSCAR REVISTA

Buscar
Capa de revista CESVI .Edição 105

.REVISTA CESVI - Ciência do automóvel

NOVOS ESTUDO INTERNACIONAIS

Na matéria de capa desta edição da Revista CESVI, você vai conhecer os maiores destaques entre os estudos automotivos apresentados no último encontro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa: são trabalhos que trazem novas perspectivas sobre veículos elétricos, reparação de fibra de carbono, certificação das luzes do carro, cobrança de seguro de acordo com quanto o motorista acelera, redução de emissões de poluentes e até seguro de drones.

INVESTIGAÇÃO AVANÇADA DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Oliver Schulze, chairman da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE Brasil (Sociedade de Engenharia da Mobilidade), explica um projeto pioneiro em termos de levantamento de dados sobre a violência das nossas vias, e que tem um objetivo ambicioso: apontar aos órgãos públicos as causas dos acidentes em seus três fatores principais – a via, o veículo e o condutor.

SISTEMA ANTIBATIDA

Seguradoras ligadas ao RCAR identificaram redução de 18% no número de sinistros com terceiros em veículos equipados com frenagem autônoma de emergência. Trata-se do AEB (Autonomous Emergency Braking), um sistema que analisa o trânsito à frente e alerta o motorista caso haja iminência ou risco de colisão. E o sistema vai além: ele também atua no freio do veículo, independente da ação do motorista, parando o carro, se for o caso.

DOWNLOAD