CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Tira-Dúvida - Os 10 anos da Lei Seca

Revista CESVI explica o que mudou nessa década de endurecimento das leis e foco no risco representado pelo motorista embriagado.

06/11/2018
Em junho, a Lei Seca fez um aniversário muito simbólico. Foi há dez anos, no dia 19 de junho de 2008, que a lei 11.705 nasceu para combater uma das principais causas da violência de trânsito no país: a combinação explosiva entre bebida alcoólica e direção. Uma combinação mais corriqueira do que se imagina: a Pesquisa Nacional de Saúde, de 2013, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que, de cada quatro brasileiros, um dirige sob efeito de álcool.

É um bom momento, portanto, para se fazer um balanço do que foi essa década de enfrentamento ao motorista alcoolizado.

Na seção “Tira-Dúvida”, da Revista CESVI, explicamos, em cinco tópicos, o que mudou na lei de 2008 para cá; o aumento na quantidade de motoristas autuados; a quantidade de pessoas que continuam dirigindo após consumir bebida alcoólica; os obstáculos que impedem que a fiscalização seja mais eficiente, e a mais importante das questões: o número de mortos no trânsito caiu com a Lei Seca? 


Voltar