CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Sistema antibatida

Frenagem autônoma de emergência, recurso conhecido pela sigla AEB, faz alertas e ajuda o motorista a evitar colisões. Se necessário, até para o carro sozinho.

20/04/2017
De acordo com membros do RCAR (conselho internacional de centros de pesquisa automotiva), como a Thatcham, do Reino Unido, as seguradoras afiliadas a eles tiveram uma redução de 18% no número de sinistros com terceiros em veículos equipados com a frenagem autônoma de emergência (AEB – Autonomous Emergency Braking).

O AEB analisa o trânsito à frente e alerta o motorista caso haja iminência ou risco de colisão. E o sistema vai além disso: ele também atua no freio do veículo, independente da ação do motorista, parando o carro, se for o caso, ou reduzindo sua velocidade.

A Thatcham também analisou alguns modelos específicos, como o Volkswagen Golf geração VII, identificando uma redução de 45% nos sinistros de terceiros em carros com AEB em comparação com modelos sem a tecnologia. 

Nesta matéria da Revista CESVI, você vai conhecer toda a tecnologia empregada nesse sistema e como está a presença desse importante recurso atualmente em veículos brasileiros.

Voltar