A Shell Lubrificantes acaba de lançar uma campanha para divulgar os resultados de um mapeamento da qualidade da pavimentação de cinco das rodovias federais mais movimentadas do país. O objetivo principal é levantar informações para que os profissionais da estrada possam programar suas viagens de forma mais segura.
O projeto contou com a participação de quem mais entende do assunto: os caminhoneiros. Para isso, a Shell instalou na boleia de cinco caminhões o Ed Estrada, boneco inteligente que detecta irregularidades do asfalto e transmite as informações para um mapa que utiliza a tecnologia do Google Maps e do Maplink e está disponível em diversas plataformas. O projeto, criado e desenvolvido pela agência Wunderman, está disponível no site
Shell Ed Estrada.
Todos os buracos são mapeados quando o motorista passa por eles e o boneco, que é do tipo Bobble Head, balança a cabeça. Nesse exato local, aparecem os "pins" no site da Shell. A tecnologia por trás do Ed Estrada consiste em uma placa customizada com GPS e acelerômetro capaz de ler as forças que incidem em seus três eixos enquanto o caminhão circula.
"Um microcontrolador analisa e identifica padrões de comportamento entre os buracos do asfalto e, toda vez que o caminhão passa por um deles, o sistema envia sua geolocalização para a nuvem. O objetivo é mapear e informar sobre defeitos na pista", destaca Rafael Fittipaldi, sócio e diretor técnico criativo da MediaMonks, empresa responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.