CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Rota 2030 enfim sai do papel

Presidente Michel Temer assina Medida Provisória que dá origem a novo regime automotivo nacional.

06/07/2018
O presidente Michel Temer finalmente promulgou a Medida Provisória que dá início ao "Rota 2030", programa de fomento ao desenvolvimento da indústria automotiva nacional, que chega para dar continuidade ao "Inovar-Auto", extinto no fim do ano passado.

O anúncio foi feito pouco após às 18 horas desta quinta-feira, dia 5, em Brasília (DF), no final do prazo legal, diante da presença em peso da cúpula da Anfavea (a associação nacional de fabricantes automotores), da Abeifa (representação das empresas que apenas importam carros ao país), de ministros e de representantes de diversas empresas do setor automotivo instaladas.

Espera-se que, no futuro que vai de cinco a 15 anos, carros fabricados localmente sejam mais eficientes, seguros e equipados do que o patamar atual, que foi garantido pelo "Inovar-Auto". De forma mais imediata, ainda que não haja uma data definida de modo explícito, comprar modelos elétricos e híbridos fica mais barato por conta da redução de IPI. Mas há brechas a serem preenchidas por definições futuras por parte do governo e da indústria.

Confira as mudanças nesta reportagem do UOL.
Voltar