CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Reduzir tragédia do trânsito deveria ser projeto do Brasil

Opinião é de Pere Navarro, engenheiro que comandou ações para queda drástica das mortes em acidentes de trânsito na Espanha.

18/09/2017
A redução das mortes no trânsito do Brasil –que teve mais de 38 mil casos em 2015– deve ser assunto prioritário de Estado, acima de partidos ou mandatos políticos. 

"O Brasil tem problemas, ok. Mas poucos problemas custam 38 mil mortes ao ano. Creio que reduzir essa tragédia seja um projeto de país. Não um projeto de direita ou de esquerda", diz Pere Navarro, especialista espanhol em segurança de trânsito. 

À frente do Departamento Geral de Trânsito da Espanha entre 2004 e 2012, o engenheiro comandou ações que contribuíram para uma queda drástica das mortes em acidentes de trânsito do país. 

Entre 2004 e 2015, o número de vítimas no trânsito espanhol saiu de 4.741 para 1.689, uma redução de 64%. A política apostou fortemente em campanhas publicitárias e reforço na fiscalização. 

Ainda assim, o país se preocupa agora com um novo perigo: as distrações pelo uso de celular. "No ano passado, pela primeira vez, as distrações foram a primeira causa dos acidentes com mortes, passando na frente da velocidade. Nos últimos seis anos, dobraram os acidentes por distração, incentivados em grande parte pelo uso excessivo e inadequado do celular enquanto se dirige", diz. 

No início do mês, Navarro esteve no Brasil para participar do Fórum Arteris de Segurança, promovido por uma concessionária de estradas de origem espanhola. Confira aqui a entrevista que ele deu para o jornal Folha de S. Paulo. 
Voltar