CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Profissionais da Solera e do CESVI na Quarentena

Acompanhamento especial aos colaboradores inclui apoio médico, psicológico e estrutural.

06/05/2020
Entre as empresas que têm atuado para apoiar seus funcionários nestes tempos de coronavírus, o GRUPO SOLERA vem se destacando. Essa companhia de tecnologias digitais voltadas para gestão de riscos e ativos de automóvel – que controla o centro de pesquisa automotiva CESVI BRASIL – tem desenvolvido uma série de ações para prestar toda a assistência a seus colaboradores no que diz respeito à pandemia, seja na adaptação ao novo modelo de trabalho online, seja na preservação da saúde física e psicológica. 

“A modernidade da SOLERA, uma empresa digital, permitiu uma veloz adaptação a um modelo de trabalho à distância, exigido pela crise do coronavírus”, aponta Beto Rubim, diretor geral da SOLERA BRASIL. “Mas essa migração – que ninguém ainda sabe quanto tempo pode durar – demanda também um cuidado especial com nossos profissionais: precisamos apoiá-los neste momento de lidar com as ansiedades desse distanciamento social, com a busca por um equilíbrio psicológico e, claro, a preservação da saúde. Nossos colaboradores são a essência e o coração da SOLERA, e queremos todos bem – eles e suas famílias –, tranquilos e saudáveis, quando esse período desafiador terminar.”

LIVES DE SAÚDE E PSICOLOGIA
Já que o assunto mais importante no momento é saúde, a empresa adiantou para abril (de 13 a 17) sua Semana da Saúde – que tradicionalmente é realizada no mês de maio de cada ano. Desta vez, o foco foi justamente o apoio relacionado à crise do coronavírus.

Ao longo dessa semana, todos os dias, a SOLERA realizou lives, por videoconferência, exclusivas a seus funcionários. Sempre com um profissional de saúde palestrando sobre um tema diferente. Confira abaixo:

13/4 – Campanha de vacinação em esquema drive-thru, em que os colaboradores puderam ir de carro com suas respectivas famílias para se vacinar contra 4 tipos diferentes de gripe.

14/4 – “Controlando a ansiedade no período de quarentena” foi um tema conduzido por uma psicóloga especializada em bem-estar.

15/4 – “A ergonomia e o movimento”, conduzida por fisioterapeutas especializados, contando um pouco das práticas de alongamento e postura para minimizar o impacto de um home office de última hora.

16/4 – Um cirurgião dentista conduziu um bate papo bem participativo sobre os cuidados necessários com a saúde bucal.

17/4 – Nutricionista especializada conduziu um bate-papo interativo sobre as melhores opções de alimentação na quarentena – levando em consideração que muita gente acaba ganhando peso pela falta de atividade externa ou recorre a alimentos superprocessados (mais práticos, porém menos nutritivos).

A SOLERA, por meio de seu prestador de serviços de saúde, também já oferece um médico online e por telefone, 24 horas por dia, para que seus funcionários – e também os dependentes deles – tenham um atendimento inicial e tirem suas dúvidas sem precisar, nesse primeiro momento, ir a um pronto-socorro (onde há risco de contágio por doentes que estejam no local). 

HOME OFFICE
Por ser uma companhia de tecnologia sempre na vanguarda, a SOLERA se adiantou. Assim que começaram os rumores de uma possível quarentena, ainda em fevereiro, a companhia passou a realizar testes em rede, preparando sua estrutura e sua equipe para o trabalho à distância (sendo que parte dos funcionários já trabalhava nesse sistema). 

Neste momento, 100% dos profissionais da operação SOLERA e do CESVI estão em home office, atuando com todo o apoio técnico e a tecnologia necessária.

Por isso mesmo, a empresa ainda realizou uma capacitação com todos os seus gestores do grupo voltada a como administrar equipes em ambientes virtuais.

Todo esse trabalho interno, de apoio estrutural, médico e psicológico, foi coordenado pela direção de RH da empresa.

Voltar