CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Prêmio CAR Group 2018 - os vencedores

Confira quais são os veículos campeões de reparabilidade.

27/11/2018
Mais uma vez, seguindo o que já virou tradição para o mercado, o CESVI BRASIL realizou seu Prêmio CAR Group, apontando os veículos que tiveram a melhor classificação em sua categoria no que diz respeito à facilidade e ao custo do reparo – um ranking que é feito pelo próprio CESVI de acordo com os estudos que nascem na pista de crash-tests e passam pela oficina-laboratório do centro de pesquisa. 

Para a premiação, são analisadas as versões de veículos que a montadora projeta como as que terão maiores vendas. Assim, os modelos estudados no CAR Group são exatamente aqueles mais procurados pelos consumidores e mais trabalhados pelas seguradoras, tornando esse índice cada vez mais um fator de decisão tanto para compradores de veículos quanto para companhias de seguros.

Afinal, com essa avaliação do comportamento da estrutura do veículo numa eventual batida de trânsito, as seguradoras obtêm uma importante informação que irá auxiliá-las na precificação do seguro. Esses dados são ainda mais relevantes levando-se em consideração que os veículos estudados pelo CESVI geralmente estão em fase de lançamento – ou seja, a companhia ainda não tem um histórico sobre os modelos. Com o CAR Group ela fica sabendo quais tendem a dar mais e menos trabalho na oficina, o que impacta diretamente nos resultados da seguradora.

O EVENTO
Nesta edição do prêmio, mais uma vez, a Volkswagen se destacou, demonstrando o trabalho sério que a marca tem em relação à reparabilidade de seus veículos: das 11 categorias contempladas, modelos da Volks foram vencedores em 7.

Para celebrar essa dedicação e esse empenho das montadoras em relação ao CAR Group, o CESVI realizou um evento de premiação, no dia 22 de novembro, em sua sede na região do Jaraguá, em São Paulo. Um público formado por executivos de montadoras, sistemistas e de companhias de seguros lotou o auditório do CESVI e também conheceu a oficina-modelo do centro de pesquisa. 

Coube ao superintendente técnico do CESVI, Emerson Feliciano, fazer o discurso de abertura da premiação, falando tanto do futuro das novas tecnologias quanto da necessidade de reinvenção do mercado. “Consideramos de extrema importância manter essa premiação pela seguinte evidência: o contínuo processo de sofisticação das tecnologias automotivas. Manter uma boa relação entre produtividade para o trabalho da oficina, cesta básica de peças e custo final mais atraente se torna complexo quando os veículos trazem consigo novos conceitos de tecnologia embarcada”, apontou Feliciano. “Como fica o reparo do para-choque, por exemplo, a partir do momento em que essa peça começa a ter sensores instalados para sistemas como o sensor de estacionamento? São diversas questões que se apresentam a cada dia para as engenharias dos fabricantes, que precisam conciliar a incorporação de sistemas de segurança e de auxílio à condução com as necessidades voltadas à reparabilidade – para que o modelo tenha uma precificação de seguro mais favorável.”

Em seguida, o coordenador técnico Alessandro Rubio fez uma palestra sobre os impactos da tecnologia no mercado reparador – e como essas tecnologias acabam sendo um desafio para manter uma boa reparabilidade.

O próximo a falar foi Guilherme Serrazes, do CESVI, que discorreu sobre o histórico da parceria entre o CESVI e as montadoras nesse trabalho, principalmente com aquelas que costumam ter carros premiados. Serrazes também explicou algumas características de como o estudo é feito.

Após essas palestras, chegou a hora da premiação, quando representantes das montadoras receberam seus prêmios e fizeram depoimentos a respeito da importância da parceria com o CESVI no desenvolvimento da reparabilidade de seus veículos. 

Fechando o evento, Emerson Feliciano voltou à frente da plateia para falar sobre a sinergia que o centro de pesquisa tem com todo o mercado, ressaltando a relevância desse trabalho em conjunto – entre CESVI e montadoras – para atender às exigências do consumidor, que, cada vez mais, dá preferência a veículos que são fáceis e baratos de reparar. 

OS CAMPEÕES DE REPARABILIDADE

HATCH SUB-COMPACTO
UP! – Volkswagen
 
HATCH COMPACTO OFF-ROAD
CROSS UP! – Volkswagen
 
HATCH COMPACTO
NOVO POLO – Volkswagen
 
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES
NOVA SAVEIRO GVII – Volkswagen
 
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA
NOVA SAVEIRO CD GVII – Volkswagen
 
SEDÃ COMPACTO
VIRTUS – Volkswagen
 
SEDÃ MÉDIO
C4 LOUNGE – Citroën
 
MINIVAN COMPACTA
NOVO AIRCROSS – Citroën
 
SW COMPACTA
SPACEFOX – Volkswagen
 
UTILITÁRIO ESPORTIVO
2008 – Peugeot
 
UTILITÁRIO ESPORTIVO OFF-ROAD
JIMNY – Suzuki
Voltar