CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Nova Revista CESVI investiga os benefícios dos sistemas de assistência ao motorista

Um exemplo: estudo britânico apontou redução de 45% em batidas de trânsito envolvendo carros com sistema de frenagem de emergência.

21/12/2018
Autônomos? Quase. Os veículos mais modernos estão chegando com recursos que, cada vez mais, entram em ação por conta própria para auxiliar o condutor a ter uma direção mais segura, alertando-o em situações de risco e até corrigindo alguns deslizes do motorista. Como revela a matéria de capa da edição 112 da Revista CESVI, o resultado são reduções expressivas nos acidentes dos veículos com ADAS (Advanced-Driver Assistance System – ou sistema avançado de assistência ao motorista). 

Um estudo do centro de pesquisa britânico Thatcham identificou uma redução de 45% no índice de colisões envolvendo terceiros em modelos que possuem o sistema de frenagem de emergência. E órgãos como EuroNCAP e Australasian NCAP verificaram a redução de até 38% nas colisões traseiras em modelos com a mesma tecnologia.

A matéria da Revista CESVI apresenta os sistemas ADAS mais avançados, os tipos de sensores usados e como centros de pesquisa do mundo todo estão voltando os olhos para esses recursos de segurança.

Outros destaques da edição 112 da Revista CESVI:

CARROS CAMPEÕES DE REPARABILIDADE
A matéria da seção “Carro” apresenta os modelos vencedores do Prêmio CAR Group, que destaca os automóveis com a melhor relação entre facilidade e custo do reparo na oficina. A Volkswagen foi a montadora com mais modelos premiados, confirmando seu empenho por uma melhor reparabilidade.

ESTUDO: ENTRE O ATROPELAMENTO E A VIDA
Um estudo desenvolvido pela FUNDACIÓN MAPFRE demonstra que um pequeno aumento da velocidade – de 30 km/h para 40 km/h – já é capaz de influenciar negativamente a capacidade de reação do motorista diante de um pedestre na via.

ENTREVISTA: IGNACIO JUÁREZ, DO CESVIMAP
O diretor do centro de pesquisa espanhol fala sobre a experiência de ser o anfitrião da última conferência do RCAR (o conselho internacional de centros de pesquisa automotiva). E também faz uma análise sobre a segurança viária na Espanha e no Brasil.

20 ANOS DA REVISTA CESVI
Publicação completa duas décadas ininterruptas de atividade – uma longevidade rara entre publicações segmentadas. A seção “Tira-Dúvida” revela curiosidades da história da revista – e como tudo começou.

Voltar