CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Montadoras oferecem controle de estabilidade cinco anos antes de item se tornar obrigatório

Segundo Alessandro Rubio, coordenador técnico do CESVI, serão necessárias adaptações na estrutura e direção em alguns modelos de carros para a instalação do equipamento.

11/10/2017
O controle de estabilidade, também conhecido pelas siglas ESP, ESC e VSA, vai se tornar item de segurança obrigatório em todos os automóveis vendidos no Brasil a partir de 2022 -- dois anos antes, já em 2020, ele terá de ser equipamento de série em todos os novos projetos de carros lançados no país.

O equipamento é fabricado no Brasil pela Bosch desde 2014, em Campinas (SP). Recentemente, a Continental anunciou que também irá produzi-lo, a partir de 2019, na sua planta em Várzea Paulista, também no interior de São Paulo.

Da mesma forma que aconteceu com os freios ABS e os airbags frontais dianteiros, que passaram a ser exigidos pela legislação em todo carro zero km a partir de 2014, as montadoras gradualmente têm aplicado a oferta do ESP em seus modelos -- seja como item de série, especialmente em carros de porte médio para cima, ou opcional (normalmente aliado a algum pacote de segurança, algo comum em carros menores e mais acessíveis).

Saiba quais modelos já saem com o equipamento de fábrica e o que será preciso para instalá-lo nesta matéria do UOL.
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