CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Latin NCAP faz crash-test com Chevrolet Onix

Veículo mais vendido do Brasil é comparado com Fiat Palio e Peugeot 208 quanto ao comportamento estrutural no impacto lateral.

12/05/2017
O Latin NCAP divulgou os resultados de testes com o Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil. Segundo o órgão – que avalia a segurança dos veículos após a análise de crash-tests – o modelo foi mal: teve zero estrela em relação à proteção do passageiro adulto e 3 estrelas em relação à proteção do passageiro criança (de um total de 5 possíveis).

Assista aqui ao vídeo com os crash-tests do Onix.

O Latin NCAP incluiu, desde o ano passado, um crash-test de impacto lateral como parte de seus protocolos, começando a testar alguns dos modelos mais vendidos que, desde 2014, já eram avaliados no impacto frontal.

Por enquanto, o Latin NCAP vem realizando o teste de impacto lateral no Fiat Palio, no Peugeot 208, e agora no Chevrolet Onix. No teste, o Latin NCAP analisou os dados dos dummies (bonecos de teste) para os três modelos. O Onix foi o único que registrou valores que ultrapassam os limites biomecânicos permitidos para o peito no teste de colisão.

A respeito da segurança estrutural dos três modelos, o Fiat Palio tem o melhor desempenho estrutural em colisão lateral, seguido do Peugeot 208, que não conta com barras laterais nas portas. No caso do Onix, o veículo apresentou um grande deslocamento (penetração) do pilar B para dentro do compartimento do passageiro, significativamente maior que nos outros dois veículos. O Latin NCAP afirma que, provavelmente, devido ao fraco desempenho estrutural do Onix no crash-test, a situação não mudaria nem mesmo incluindo airbags laterais. 

Além disso, a porta traseira do Onix se abriu no teste. A abertura da porta representa um alto risco para o ocupante criança, bem como o fato de o modelo não ter cumprido com a regulação de proteção contra impacto lateral básica das Nações Unidas (UN95).

Voltar