CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Games de carros

Do ancestral “Enduro” à febre do “Gran Turismo”, velocidade e adrenalina continuam por trás do sucesso dos videogames.

03/05/2017
Os videogames conquistaram crianças, adolescentes e adultos nos já longínquos anos 80. Desde então, os jogos de carros sempre estiveram entre os mais populares. Um clássico da época era o Enduro, do Atari. O jogador comandava um carro de corrida em meio a diversas situações de pista e de clima, incluindo trechos de gelo no piso – o veículo era pilotado via joystick, cujos movimentos determinavam aceleração, frenagem e direção.

Na época, os games tinham poucos megapixels de resolução, e um jogo como Enduro parece uma transmissão do começo do mundo perto da sofisticação das imagens dos games atuais. Além da computação gráfica, evoluíram os conceitos por trás desses games. Dependendo do jogo, o participante pode alterar a configuração do seu carro para melhorar o desempenho nas corridas, ou simplesmente para ter um modelo mais bonito à mão.

Confira, nesta matéria da Revista CESVI, tudo sobre as plataformas dos jogos, os mais modernos “cockpits”, os cenários detalhistas e os games mais surpreendentes.

Voltar