Especialistas em trânsito afirmam que as medidas anunciadas pelo prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), para os limites de velocidades nas marginais aumentam o risco de acidentes, e a tendência é que o estado de gravidade das vítimas seja pior.
A implementação de faixas com velocidades diferentes na pista local das marginais Pinheiros e Tietê a partir do final de janeiro aumentará os riscos aos motoristas e não contribuirá para reduzir o número de acidentes. Essa é a avaliação consensual de especialistas em transporte consultados pelo jornal Folha de S. Paulo.
Para esse grupo, ter dois limites máximos em uma mesma pista (50 km e 60 km/h) contribui para uma maior confusão no trânsito - o que, por sua vez, eleva a possibilidade de acidentes. Com mais ocorrências, fica também prejudicada a fluidez.
O engenheiro Luís Antonio Seraphim, consultor de transportes que trabalhou na assessoria técnica da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), acredita que qualquer aumento de velocidade seria equivocado. "Qual é o ganho ao aumentar a velocidade? Nenhum. Aparentemente, é só para cumprir uma promessa eleitoral mesmo", diz Seraphim.
Outro especialista contra a iniciativa do prefeito eleito de São Paulo é Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). "Não levo em consideração só se o projeto permite determinada velocidade ou não, mas penso também na questão de segurança no trânsito, que tornou a redução de velocidade uma tendência mundial. Se você reduz os riscos, reduz também os acidentes sem vítimas e melhora a fluidez."