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Especialistas criticam aumento de velocidade nas marginais

Prefeito eleito de SP vai devolver às marginais da cidade maiores limites máximos de velocidade. Porém, iniciativa de reduzir os limites resultou em queda de metade dos acidentes nas vias.

21/12/2016
Especialistas em trânsito afirmam que as medidas anunciadas pelo prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), para os limites de velocidades nas marginais aumentam o risco de acidentes, e a tendência é que o estado de gravidade das vítimas seja pior.

A implementação de faixas com velocidades diferentes na pista local das marginais Pinheiros e Tietê a partir do final de janeiro aumentará os riscos aos motoristas e não contribuirá para reduzir o número de acidentes. Essa é a avaliação consensual de especialistas em transporte consultados pelo jornal Folha de S. Paulo.

Para esse grupo, ter dois limites máximos em uma mesma pista (50 km e 60 km/h) contribui para uma maior confusão no trânsito - o que, por sua vez, eleva a possibilidade de acidentes. Com mais ocorrências, fica também prejudicada a fluidez.

O engenheiro Luís Antonio Seraphim, consultor de transportes que trabalhou na assessoria técnica da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), acredita que qualquer aumento de velocidade seria equivocado. "Qual é o ganho ao aumentar a velocidade? Nenhum. Aparentemente, é só para cumprir uma promessa eleitoral mesmo", diz Seraphim.

Outro especialista contra a iniciativa do prefeito eleito de São Paulo é Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).  "Não levo em consideração só se o projeto permite determinada velocidade ou não, mas penso também na questão de segurança no trânsito, que tornou a redução de velocidade uma tendência mundial. Se você reduz os riscos, reduz também os acidentes sem vítimas e melhora a fluidez."

Confira aqui a matéria completa da Folha de S. Paulo.

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