CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Entrevista - Oliver Schulze

Em entrevista exclusiva para a Revista CESVI, chairman da Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE Brasil explica o projeto Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito.

05/04/2017
Um dos problemas crônicos do Brasil no combate aos acidentes de trânsito é a falta de estatísticas confiáveis. Há diferenças importantes nos resultados apresentados dependendo da fonte dos dados, da forma como cada Estado trata essas informações, de o envolvido num acidente ter morrido no local da ocorrência ou semanas depois, no hospital. Essa falta de informações precisas tem uma consequência nefasta: desestimula ações efetivas das autoridades para reduzir os acidentes. Sem um direcionamento consistente sobre como e onde agir, fica mais difícil convencer um governo a fazer investimentos em prol da segurança no trânsito – isso sem entrar na questão do desinteresse político.

Mas dá para ter esperança de um futuro melhor. Um convênio de empresas capitaneado pela Comissão Técnica de Segurança Veicular da SAE Brasil (Sociedade de Engenharia da Mobilidade) está desenvolvendo um projeto pioneiro na América Latina em termos de levantamento de dados sobre a violência das nossas vias: é a Investigação Avançada de Acidentes de Trânsito (IAAT). O trabalho consiste no acompanhamento e reconstituição de acidentes de trânsito reais, por enquanto na cidade de Campinas, com padronização no tratamento desses dados. E o objetivo é ambicioso: apontar aos órgãos públicos as causas dos acidentes no âmbito de seus três fatores principais – a via, o veículo e o condutor. 

Se esse trabalho atingir suas metas, logo as autoridades de trânsito não terão mais a desculpa da falta de informações confiáveis para tomar as medidas de que o Brasil tanto precisa.

Conheça, nesta entrevista para a Revista CESVI, todos os detalhes sobre esse importante projeto nesta entrevista exclusiva do chairman da comissão da SAE responsável pelo IAAT: Oliver Schulze, gerente sênior de engenharia de desenvolvimento de produto da Takata.

Voltar