CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Entrevista - Adrian Lund, presidente do IIHS

Confira a entrevista exclusiva da Revista CESVI com o homem à frente de um dos centros de pesquisa automotiva mais importantes do mundo.

18/12/2017
Fundado em 1959, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) tornou-se, ao longo desses quase 60 anos de atuação, uma referência internacional em estudos automotivos. De início focado apenas na prevenção de batidas de trânsito de baixa velocidade – uma preocupação constante das companhias de seguros ligadas a esse centro de pesquisa –, o instituto logo estenderia seus trabalhos a um vasto leque de estudos relacionados tanto à segurança viária quanto à segurança veicular, influenciando notoriamente na maneira como os carros são pensados e produzidos nos Estados Unidos – e, consequentemente, no mundo todo. 

Seus crash-tests, rankings de veículos e outras pesquisas têm levado a público, principalmente, informações de grande impacto a respeito dos efeitos das colisões de trânsito nos carros e em seus passageiros, mas também sobre aspectos específicos, como a forma pela qual o desenho dos acessos às rodovias pode minimizar os acidentes na hora em um veículo sai de uma via paralela para a estrada principal, os perigos associados à fadiga do motorista e os fatores de risco determinantes em condutores adolescentes – um problema típico dos Estados Unidos, onde você pode conseguir a licença para dirigir antes dos 18 anos.

Não apenas as companhias de seguros e as montadoras, mas também as autoridades de trânsito têm prestado atenção a tudo o que o IIHS sinaliza, seja para a melhoria da legislação acerca do deslocamento e da produção de automóveis, seja para o aprimoramento de suas vias, na construção de rotatórias – um objeto de estudo do instituto – e em outras iniciativas.

Nos últimos dez anos, as ações do IIHS tiveram à frente a figura de Adrian Lund, um estudioso da ciência comportamental que agora está prestes a se aposentar – em janeiro do ano que vem, a presidência do instituto será assumida por David L. Harkey, diretor de pesquisa em segurança no trânsito da Universidade da Carolina do Norte. Mas, antes de passar o cargo, Lund conversou com a reportagem da Revista CESVI, nesta entrevista exclusiva que você vai ler agora. Nela, um dos personagens mais importantes da pesquisa automotiva mundial fala sobre o trabalho desenvolvido pelo IIHS e também das mudanças que esse tipo de estudo – semelhante ao que o CESVI faz no Brasil – pode promover para a maneira como nos relacionamos com o automóvel.  

Voltar