CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Dia Nacional do Ciclista terá revisão gratuita de bicicletas

Abraciclo vai promover reparos emergenciais nos principais itens de bicicletas em circulação na região da Avenida Sumaré, em São Paulo.

17/08/2018
A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares aproveita o Dia Nacional do Ciclista – a ser comemorado pela primeira vez no País no próximo domingo, 19 de agosto – para promover, na cidade de São Paulo, uma ação com foco em manutenção de bicicletas. 

Na ocasião, a Abraciclo disponibilizará gratuitamente na Avenida Sumaré, Zona Oeste da cidade, os serviços de um triciclo-oficina operado pelo Instituto Ciclo BR, com dois mecânicos que realizarão reparos emergenciais e check-up dos principais itens das bicicletas, como regulagens e lubrificação de correntes e freios, câmbios e conserto de câmera de ar.

De acordo com João Ludgero, vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, essa iniciativa é importante devido ao uso crescente de bicicletas nas cidades e a necessidade dos ciclistas serem conscientizados sobre a realização dos deslocamentos com segurança.
 
Perfil do ciclista
Esta necessidade de conscientização fica mais evidente diante dos resultados apresentados pela 2ª edição da Pesquisa Transporte Ativo, intitulada Perfil do Ciclista 2018 e realizada entre setembro de 2017 e abril do presente ano pela ONG Transporte Ativo. O levantamento envolveu 7.664 ciclistas de 25 cidades brasileiras, três da Argentina e quatro da Colômbia. Especificamente no Brasil, a pesquisa revela que 82,5% dos ciclistas pedalam cinco ou mais dias por semana, 59% usam a bicicleta como meio de transporte há mais de cinco anos e 55% levam entre 10 e 30 minutos nos deslocamentos urbanos. Quanto ao perfil socioeconômico, 40,3% deles têm renda entre um a dois salários mínimos.

Em item de múltipla escolha, a pesquisa mostra os quatro principais destinos nos deslocamentos urbanos dos ciclistas brasileiros, a saber: 75,8% para o trabalho, 61,9% para lazer, 55,7% para fazer compras em geral e 25,4% para ir à escola ou faculdade.

As principais motivações para começar a utilizar a bicicleta como modo de transporte urbano são a rapidez e praticidade proporcionadas pelo veículo (38,4%), segundo o levantamento. O estudo também mostra que os dois principais problemas enfrentados pelos ciclistas nas cidades brasileiras são a segurança no trânsito (40,8%) e as condições da infraestrutura (37,9%).

“Há uma busca cada vez mais constante por soluções de mobilidade com qualidade e eficiência, além da identificação deste público com um trânsito mais humano e saudável”, diz João Ludgero.
 
Ação em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista
Data: 19 de agosto de 2018
Horário: Das 9h às 16h30
Local: ao longo da Avenida Sumaré, Zona Oeste de São Paulo (SP)
Voltar