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Cultura de customização de veículos

Confira os estilos mais surpreendentes da modificação personalizada de automóveis.

07/08/2020
Com o objetivo de externar sua personalidade, modernizar seus carros e torná-los mais bonitos, adoradores de automóveis realizam modificações para tornar seus carros únicos. São as customizações ou personalizações.

Um dos responsáveis por esse movimento de customização de automóveis ter tomado uma escala global foi a franquia de filmes “Velozes e Furiosos”, que trouxe aos cinemas diversas culturas de customização.

Conheça a seguir os principais estilos adotados mundo afora.

TUNING
Essa modalidade não significa a customização como um todo, é só uma das formas possíveis. A palavra tem origem inglesa, com o significado de “afinação”. O objetivo aqui é a personalização extrema do carro, que torne o veículo irreconhecível em relação à sua configuração original.
A maior parte das mudanças são feitas na parte externa, com troca de cor do carro (frequentemente para uma cor chamativa). São também comuns recortes simulando tomadas de ar, modo de abertura de portas “lambo door”, “asa de gaivota”, novas luzes internas e externas. Nesse tipo de personalização, o céu é o limite.

DUB 
Com objetivo de demonstrar status e dinheiro, os veículos são customizados de forma sofisticada, incluindo adaptações de peças mais caras, e com marcas de renome internacional. 
Para reconhecer o estilo, repare em carros caros rebaixados, com rodas grandes, sempre utilizando equipamentos de última geração.  

LOWRIDER
“Devagar e baixo”, um estilo criado por mexicanos imigrantes que moravam nos Estados Unidos. As customizações eram feitas em carros antigos, geralmente V8, usando suspensão a ar muito potente, que pode ser controlada a distância e que simula efeitos de dança latina. Existem até eventos de competição para ver qual carro é capaz de pular mais alto.
Esse estilo foi concebido para contrapor as diferenças sociais entre imigrantes e residentes, como forma de liberdade de expressão. Caracteriza-se por sedãs grandes, predominantemente das décadas de 60 e 70, com pinturas customizadas, rodas entre 15 e 20 polegadas e sempre com suspensão a ar.

DONK 
Esse tipo de customização nasceu com o movimento rapper americano. Os adeptos personalizavam seus carros com rodas enormes, acima de 24 polegadas, geralmente com um nível de preparação elevado na motorização. O objetivo era desfilar e ser notado.

STREET
Como o próprio nome já diz, são carros de rua, e é o estilo que tem mais adeptos no Brasil. A primeira característica é o rebaixamento do carro, usando suspensão a rosca, fixa ou a ar, com o objetivo de andar sempre baixo. 
Partes do veículo podem ser envelopadas. Há grande investimento em som e rodas grandes. Mas são feitas poucas adaptações no motor. No exterior, as modificações são mais discretas, até por conta desse uso cotidiano.

JDM (JAPANESE DOMESTIC MARKET)
O nome vem de “carro do mercado doméstico japonês”, sendo um estilo encontrado nas ruas asiáticas. Esse tipo de customização investe pesado no motor, buscando o melhor rendimento e potência. Mas todo o conjunto é trabalhado para se obter um veículo equilibrado e agressivo, com modificações na suspensão, e freios dimensionados. 
Geralmente são utilizadas rodas cromadas ou coloridas, que não ultrapassam 18 polegadas, capô de cores ou materiais diferentes do carro, como é o caso da fibra de carbono, e boddy kit, que alarga a estética da carroceria e abre espaço para rodas maiores.

HOT ROD
Nome utilizado para os carros que os jovens americanos customizavam nas décadas de 40 e 50, com veículos antigos, dos anos 20 e 30. Os automóveis ficavam com mecânicas mais modernas e potentes, teto rebaixado, suspensão preparada, rebaixada e alongada, mecânica V8 (muitas vezes com “blower”, compressor mecânico), pneus largos na parte traseira e pintura customizada.
A cultura Hot Rod também foi concebida como uma das formas de expressar juventude e rebeldia, inclusive com o uso dos carros em corridas proibidas, feitas em leitos de rios secos dos Estados Unidos. 

RAT LOOK OU RAT ROD
Nessa época dos Hot Rods, os soldados americanos voltavam da 2ª Guerra Mundial com muito conhecimento de mecânica (que tiveram de aplicar em jipes e tanques do Exército) e pouco dinheiro. Faltava apenas qualificação para funilaria e pintura (não era o foco em veículos bélicos), mas os esforços se concentravam na preparação de motores para ganho de potência, deixando de lado o acabamento estético, que ficava desgastado pelo tempo. O nome (visual de rato) surgiu devido à associação feita ao rato verde conhecido como Rat Phink, o que se tornaria um símbolo dos admiradores do estilo Hot Rods. O Rat Look usa várias peças adaptadas de outros carros, dando um ar largado, mas preservando sua agressividade.

RUSTED LOOK 
Veículo que tem o desgaste feito de forma proposital ou pelo tempo visando trazer a aparência de um automóvel enferrujado, desbotado e rústico. É um estilo mais comum em carros das décadas de 60 a 70. 
De forma geral, esses veículos têm suspensão rebaixada e usam acessórios de época e peças originais, tais como rodas e bagageiros. Neste tipo de customização, o importante é andar baixo, e não a potência do motor, que muitas vezes permanece original. 

SLEEPER 
Veículos sem modificações visuais, mas com preparações extremamente elevadas em todo o conjunto relacionado à performance.
São carros com motores muitas vezes alterados para um tamanho maior e utilizando componentes de performance: aspirador turbo, nitro ou até mesmo blower – mas tudo guardado embaixo do capô. Como o próprio nome já diz, são veículos que não apresentam de cara a potência que têm. O objetivo é surpreender os desprevenidos.

GERMAN LOOK OU EURO LOOK 
Uma das tendências mais admiradas nas customizações, o German Look surgiu em meados da década de 70. Alemães adaptavam seus Fuscas e outros modelos da Volkswagen, que são símbolos nacionais, para aumentar o seu desempenho. O intuito era acompanhar a velocidade de outros carros nas famosas Autobahns. No início, o estilo era usado apenas nos modelos Volkswagen por causa da facilidade de adaptação das peças – era possível até utilizar peças Porsche para melhorar a performance. Esse estilo existe até hoje em carros mais modernos, mas com aceitação de outras marcas e não se limitando somente à Alemanha, o que gerou o nome Euro Look. 
São veículos que mantêm a aparência original, mas com suspensão preparada para performance, rodas e pneus largos para melhor aderência e estabilidade, e preparação muito forte nos motores.
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