CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Como nasce um recall

Conheça todo o processo que envolve o acompanhamento e reparo de defeitos.

25/11/2019
Mesmo após o início da produção em série e do lançamento comercial de um veículo, as montadoras mantêm por determinado período os testes com protótipos, em busca de falhas ainda não detectadas. Se um defeito não envolver a segurança dos clientes, o reparo pode ser realizado por meio do citado "recall branco", no qual as oficinas da rede autorizada são comunicadas sobre determinada falha e orientadas a fazer o reparo, eventualmente em uma revisão programada ou entrando em contato com cada cliente - sem obrigatoriedade de divulgação na mídia. Porém, se envolver risco, aí a empresa tem de efetuar recall e, antes de iniciá-lo, comunicar imediatamente a Senacon. Esse comunicado é um relatório técnico, que necessariamente tem de descrever o defeito, a quantidade de veículos afetada, os respectivos chassis, as causas e as circunstâncias nas quais ele se manifesta e, por fim, qual reparo será realizado - identificando inclusive as peças que requerem conserto ou substituição.

Saiba tudo sobre o processo de recall nesta matéria do UOL Carros.
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