CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Como funciona o sistema antiesmagamento

Mecanismo ajuda a evitar acidentes ao recuar o vidro quando um obstáculo é detectado

29/03/2017
Presente na maioria dos carros, o sistema de vidros elétricos comuns representou um aumento de segurança significativo em relação aos vidros manuais. Porém,  ao mesmo tempo em que deu mais controle ao motorista, no que diz respeito a possibilidade de evitar acidentes com crianças, esse sistema é capaz de gerar força suficiente para machucar, quebrar e esmagar partes mais sensíveis do corpo, em especial os dedos. Como agora muitos são integrados ao sistema de alarme e travamento de portas, fechando automaticamente, criou-se  a necessidade de um mecanismo que ajudasse a prevenir os acidentes. 

Esse mecanismo é conhecido como sistema antiesmagamento e retorna o vidro automaticamente ao encontrar uma mão ou outro obstáculo, evitando danos ou riscos ao usuário. Ele é necessário especialmente em veículos que possuem o levantamento automático dos vidros, protegendo os ocupantes, principalmente as crianças, ou mesmo alguém que esteja ao lado de fora do carro e que eventualmente coloque a mão entre a janela e o vidro. 

Desde o início do ano,  todo carro equipado de fábrica com o sistema one touch, que aciona o fechamento com um só toque,  precisa sair com um módulo que previne acidentes. A regra também vale para o teto solar . 

Saiba mais sobre esse mecanismo de proteção assistindo este vídeo do G1. 
Voltar