CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Cegos norte-americanos pressionam Congresso para garantir uso futuro de carros autônomos

Deficientes visuais dos EUA querem que o design dos automóveis autônomos já incorpore a acessibilidade e que as legislações estaduais não limitem o acesso dos cegos aos veículos autônomos.

07/08/2017
A revolução dos carros autônomos é promissora para uma parcela da população que pensava que nunca mais conseguiria dirigir um veículo: os cegos. Defensores do total estimado de 1,3 milhão de pessoas legalmente cegas dos EUA, e outros milhões de pessoas com outras deficiências, se uniram a fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia para fazer lobby no Congresso para ajudar a estimular os autônomos.

Uma comissão na Câmara dos Representantes dos EUA analisou a primeira legislação sobre carros autônomos e os defensores dos cegos têm preocupações especiais: eles querem que a acessibilidade seja incorporada ao design do carro e que os estados evitem a aprovação de leis que proibiriam os cegos de um dia sentarem no banco do motorista.

Eles se posicionam contra o paradigma regulatório e setorial que pressupõe que motoristas enxergam a rua à sua frente. As autoridades e as empresas que trabalham em veículos totalmente autônomos -- que ainda estão longe de serem disponibilizados de forma generalizada -- estão só começando a enfrentar os novos desafios de garantir que os cegos possam se beneficiar da tecnologia... E já surgem alguns obstáculos. 

Clique aqui para ler a matéria completa do UOL.
Voltar