CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

CNH digital identifica condutor com carteira suspensa

QR Code presente no documento acessa banco de dados que informa situação do condutor.

23/07/2018
Dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa é um crime ainda cometido por muitos motoristas. Só em São Paulo, segundo o Detran estadual, 554.548 condutores perderam o direito de dirigir em 2017 e deveriam ter devolvido a CNH ao órgão. Mas apenas 199.226 motoristas (ou 35,9% do volume total) entregaram o documento conforme determina a legislação. Pois a CNH digital pode – ou poderia, já que não é obrigatória – "dedurar" quem está burlando o sistema e infringindo a lei. 

Agentes de trânsito podem contar com a tecnologia para identificar condutores fora-da-lei com a habilitação vencida, suspensa ou cassada – desde que eles já tenham a CNH digital. 

A informação surge rapidamente nas chamada CNH-e. Segundo o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), responsável pelo desenvolvimento e implantação da CNH-eletrônica, qualquer telefone celular conectado à internet atualiza a situação do condutor. Além disso, a habilitação virtual também avisa ao condutor quando faltam menos de 30 dias para seu vencimento, servindo como um lembrete para iniciar o processo de renovação.


Voltar