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Manutenção do carro - Quando e como

É melhor fazer a manutenção preventiva que a corretiva.

09/04/2020
Identificar necessidades de possíveis ajustes no carro antes que ele apresente alguma falha sai sempre mais barato – e mais seguro – do que consertar quando o problema já aconteceu. Por isso, o CESVI recomenda o hábito da manutenção preventiva, justamente aquela realizada antes que algum componente apresente defeito, em contraponto à manutenção corretiva.

O manual do proprietário estipula prazos para as revisões, que podem ser por tempo ou por quilometragem, dependendo do item ou da montadora. 

TROCA DE ÓLEO
Existem itens de manutenção mais leves, como troca de óleo, verificação de fluidos e checagem de velas, cabos e filtros em geral. Essas revisões são realizadas geralmente a cada 10 mil quilômetros ou seis meses para óleos lubrificantes, por exemplo, dependendo do modelo e da montadora do veículo.

CORREIA DENTADA
Perto dos 50 ou 60 mil quilômetros, são realizadas as revisões de itens como correia dentada, muito importante para o funcionamento do motor. Caso uma correia dessa se rompa, as chances de causar danos nas válvulas, pistões e cabeçote são grandes, o que consequentemente gera um custo muito alto para a reparação.

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
A verificação do sistema de alinhamento, balanceamento e suspensão está diretamente ligada à estabilidade direcional do veículo, além de proporcionar uma vida mais longa para os pneus.

Aliás, o desgaste dos pneus também merece atenção! Desgastes irregulares revelam problemas ligados ao sistema de suspensão.

Verifique a pressão dos pneus e do estepe a cada 15 dias, sempre realizando a calibragem com os pneus ainda frios.

SISTEMAS ELÉTRICOS
Cheque também os sistemas elétricos e de iluminação do veículo. Se identificar falhas, verifique antes o sistema de proteção de fusíveis, respeitando sempre os seus valores em amperes para cada setor.

O estado da bateria também deve ser verificado com testes de medição de tensão sobre carga com equipamento adequado.

Partidas pesadas podem ser um sinal de que a bateria está comprometida, ou que existem falhas no sistema de recarga (alternador ou regulador de voltagem) ou no motor de partida.

VIDROS
Palhetas limpadoras de para-brisa devem ser avaliadas, pois o seu desgaste pode provocar riscos irreparáveis no vidro dianteiro do automóvel.

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