CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Ver e Ser Visto no Trânsito

Este estudo apresenta as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite.

02/08/2013
OBJETIVO
Apontar as condições em que pedestres, motos e carros são mais bem visualizados à noite, em locais de iluminação deficiente.
Para isto, foram simuladas situações em que pedestres atravessando, motocicletas cruzando a via e automóveis estacionados em situação de emergência são avistados por um condutor quando iluminados apenas pelo farol do veículo.
Foram medidas as distâncias em que o condutor detectava que tinha algo à frente e aquela em que ele reconhecia o que tinha à frente.


CONCLUSÕES
- Utilizar o farol baixo à noite é imprescindível tanto para ver quanto para ser visto no trânsito.
- O pisca-alerta aceso faz toda a diferença.
- Se um veículo parado contar apenas com o triângulo, a distância em que será visto diminui consideravelmente, aumentando os riscos de uma colisão.
- O uso do colete retrorrefletivo devidamente normatizado é recomendável para o motorista ou passageiro que deixa o carro para trocar um pneu ou tomar outra providência, para que sejam vistos a uma distância mais segura.


Clique aqui e acesse o estudo.
Voltar