CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Saiba quais são e como evitar as maiores barbeiragens cometidas no trânsito

Ás vezes apenas um segundo de distração ao volante é o que basta para causar um grande estrago.

12/01/2017
Segundo o dicionário Michaelis, barbeiro é o “indivíduo cuja profissão é cortar cabelo e aparar ou raspar a barba; rapa-queixos" mas já faz tempo que estes nobres profissionais dos pentes e tesouras viraram sinônimo de “motorista ruim e descuidado; navalha, trevelô", de acordo com o mesmo dicionário. 

O termo “barbeiragem” tem origem em Portugal em meados do século XIX e dizia respeito aos serviços prestados pelos barbeiros da época que, além de cortar cabelos e barbas, ainda realizavam pequenos procedimentos cirúrgicos. como extrair dentes e calos. Por não serem especialistas, seus serviços resultavam em problemas maiores, e logo a expressão “coisa de barbeiro”  passou a ser usada para classificar toda ação ou serviço malfeito, sendo adotada tempos depois para o uso que conhecemos hoje: o da pessoa que dirige mal.

Nestes dois vídeos do G1 ( parte 1 e parte 2 ), pilotos profissionais e barbeiros de verdade falam sobre as barbeiragens mais comuns no trânsito, como excesso de velocidade, uso do celular ao volante, não dar seta, etc. Confira!
Voltar