CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Revista CESVI Edição 105

Edição 105 da publicação aponta quais foram os maiores destaques entre os trabalhos de centros de pesquisa automotiva do mundo todo.

27/03/2017

Revista CESVI revela novos estudos sobre seguro deveículos, reparação automotiva e segurança viária

 

Edição 105 da publicação aponta quais foram os maioresdestaques entre os trabalhos de centros de pesquisa automotiva do mundo todo

 

São Paulo, 29 de março de 2017 – O CESVIBRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE, anuncia que aedição 105 da Revista CESVI está disponível para leitura em seu site (http://www.cesvibrasil.com.br/site.aspx/revista-cesvi-edicoes). A publicação traz osestudos internacionais mais interessantes apresentados na última conferênciarealizada pela do RCAR (Research Council for Automobile Repairs),um conselho internacional de centros de pesquisa voltados para segurança viáriae reparação automotiva.

 

Na matéria de capa daedição 105 da Revista CESVI, que acaba de ser lançada, você vai conferir as diferenças entre veículos elétricos econvencionais do ponto de vista do seguro. Outra reportagem da publicação é oestudo inédito sobre tudo o que envolve a reparação de fibra de carbono –material mais fino que um fio de cabelo e mais resistente que o aço, já usadoem carrocerias e peças.

 

Confira outros destaques desta edição:

 

Investigação avançada de acidentes detrânsito

Em entrevista exclusiva para aRevista CESVI, Oliver Schulze, chairman da Comissão Técnica de SegurançaVeicular da SAE Brasil (Sociedade de Engenharia da Mobilidade), explica umprojeto pioneiro em termos de levantamento de dados sobre a violência dasnossas vias, e que tem um objetivo ambicioso: apontar aos órgãos públicos ascausas dos acidentes em seus três fatores principais – a via, o veículo e ocondutor.

 

Sistema antibatida

Seguradoras ligadas ao RCARidentificaram redução de 18% no número de sinistros com terceiros em veículosequipados com frenagem autônoma de emergência. Trata-se do AEB (AutonomousEmergency Braking), um sistema que analisa o trânsito à frente e alerta omotorista caso haja iminência ou risco de colisão. E o sistema vai além: eletambém atua no freio do veículo, independente da ação do motorista, parando ocarro, se for o caso. A matéria da seção “Tecnologia” da revista explica emdetalhes o funcionamento e as vantagens do sistema para a segurança no trânsito.

 

Games de carros

Do ancestral “Enduro” à febre do“Gran Turismo”, velocidade e adrenalina continuam por trás do sucesso dosvideogames. Matéria da seção “Máquinas Pop” da revista explica as diferençasentre os principais tipos de jogos (Arcade ou Simulação), a evolução dosequipamentos e da computação gráfica utilizados, além de apresentar os gamesmais populares dos últimos anos – incluindo um totalmente contrário aosconceitos de segurança, tão violento que foi proibido no Brasil.

 

Modelo de atuação em segurança viária

A Fundación MAPFRE realiza no Brasiluma série de iniciativas focadas em disseminar atitudes preventivas, promoverhábitos sociais e conscientizar pessoas. A Revista CESVI apresenta osprincipais projetos da Fundación no âmbito da segurança viária: Na Pista Certa,Educação Viária é Vital, Segurança Viária na Empresa e Semana Nacional doTrânsito.

 

A Revista CESVI

A Revista CESVI é uma publicaçãoeditada desde 1998. Seu conteúdo aborda temas como segurança viária, novastecnologias, estudos e novidades da área automotiva. É o principal canal dedivulgação dos trabalhos do CESVI para o mercado segurador, montadoras, setorde monitoramento de veículos, órgãos de governo e imprensa especializada.

Voltar