CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Revista CESVI 102 - 20 anos do baremo

Revista CESVI destaca os 20 anos do baremo – tabela utilizada para padronizar os tempos de cada atividade da reparação automotiva.

21/07/2016

Edição 102 ainda tem como destaquedois novos estudos do CESVI BRASIL: sobre a diferença entre profissionais deoficina capacitados e não capacitados, e sobre os danos que acontecem nosveículos antes que cheguem à concessionária – e os produtos para evitar essesdanos.

 

O ano era 1996. Foi quando o CESVI apresentou uma solução para umproblema que oficinas e seguradoras enfrentavam no orçamento de reparo deveículos: a falta de padronização nos tempos dos trabalhos executados. Aoficina só tinha a própria experiência (variável) de seus funcionários comobase para fazer o orçamento; a seguradora não tinha embasamento técnico paradeterminar esse valor – ou contestar o da oficina. Com o lançamento do Baremo,essas questões ganharam um balizador de confiança. Surgia um conjunto detabelas de tempos de mão de obra padronizados para as tarefas de substituição,reparação e pintura automotiva.

A matéria de capa da edição 102 da Revista CESVI trata desses 20anos de Baremo – a revolução que ele trouxe à época de seu lançamento e a evoluçãocontínua através dos anos.

 

Outros destaques da edição 102 daRevista CESVI

 

ESTUDO: VALE A PENA TREINAR A EQUIPE?

O CESVIdesenvolveu um estudo sobre as diferenças entre os trabalhos de profissionaiscapacitados e não capacitados na repintura automotiva. O estudo verificou aqualidade final de uma preparação de superfície de chapa (para-lama), passandopor todas as fases até a pintura da peça. Confira as conclusões dessaimportante análise sobre capacitação na reparação.

 

ENSAIOS DE IMPACTO: CHERY QQ

Primeiramontadora chinesa a se instalar no país, com uma fábrica em Jacareí (SP), em2014, a Chery lançou ano passado o New QQ, uma renovação do hatch compacto damontadora. Mas e se bater? Como será na oficina? Foi isso que o CESVI estudouem sua pista de crash-tests e oficina-laboratório – e que a Revista CESVIrevela agora.

 

CAMINHÕES: SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA

Emboraapenas 0,18% da frota de caminhões e picapes se acidente no trânsito, essasocorrências são frequentemente de grandes proporções. Por isso há investimentonas tecnologias de segurança para veículos pesados. A matéria da Revista CESVIdestaca quais são os sistemas mais modernos utilizados hoje nos caminhões.

 

ESTUDO: DANOS NO VEÍCULO ANTES DA VENDA

Estudo doCESVI aponta partes do carro mais avariadas nas movimentações do veículo desdeo armazenamento até sua chegada à concessionária.

 

A REVISTA CESVI

Essas eoutras matérias sobre o universo do automóvel podem ser conferidas na edição 102da Revista CESVI, seja na versão impressa (distribuída para profissionais dosetor automotivo e securitário), seja no site do CESVI, com leitura aberta aopúblico em geral – www.cesvibrasil.com.br

 

A RevistaCESVI é uma publicação bimestral, editada desde 1998. Seu conteúdo aborda temascomo segurança viária, novas tecnologias, estudos e novidades da áreaautomotiva. É o principal canal de divulgação dos trabalhos do CESVI para omercado segurador, montadoras, setor de monitoramento de veículos, órgãos de governoe imprensa especializada.

 

A publicaçãoé um produto do CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), oúnico centro de pesquisa brasileiro dedicado à reparação automotiva e àsegurança viária e veicular. Foi o primeiro centro com essas características naAmérica Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), umconselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos. 

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