CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Rastreador de moto

Equipamento consome bateria da motocicleta mesmo quando ela está desligada. Cuidado para não ficar na mão.

19/05/2020
Por que o mercado precisa de rastreamento para motocicletas? Esse serviço emergiu para compensar uma lacuna: as motos que, por diversos motivos, não são cobertas pelo seguro. 

Antes de instalar um equipamento de rastreamento em sua moto, é importante verificar os detalhes do seu funcionamento, pois alguns rastreadores ficam ligados o tempo todo, consumindo bateria mesmo com a moto desligada. Essa verificação pode evitar que sua moto fique sem bateria e te deixe na mão.

Pensando nisso, alguns fabricantes aperfeiçoaram o equipamento, desenvolvendo o modo “Sleep” (dormir). Com esse recurso, o rastreador permanece com um consumo próximo de zero. Só volta a consumir bateria normalmente após detectar algum movimento da moto.

O “Sleep” não garante que a bateria não irá descarregar, mas permite um tempo maior de uso sem esse risco. Esse período pode variar de acordo com a moto e sua respectiva bateria. A motocicleta que tiver uma bateria com maior relação ampère/hora poderá ficar mais tempo desligada sem descarregá-la.

NÃO EXISTE SOLUÇÃO 100%
Vale lembrar que nenhum rastreador garante totalmente que seu bem será localizado. Esse tipo de recurso envolve algumas variáveis que podem fugir do controle da empresa de rastreamento – elas podem antecipar o problema, mas nem sempre podem resolver. A maioria dos equipamentos precisa de uma operadora de celular para fazer o monitoramento do bem e, como sabemos, os acidentes geográficos dificultam em alguns momentos a transmissão do sinal, impossibilitando a localização do automóvel ou motocicleta.

Voltar