CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Questão de segurança - Regulagem de freios de veículos pesados

Como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente, vamos entender qual a sua importância.

06/04/2020
Pode ser caminhão ou ônibus. A maioria dos veículos pesados tem um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo “S” como principais componentes desse conjunto. Como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente, vamos entender qual a sua importância.

Com o uso contínuo dos freios, existe o desgaste natural das guarnições e da superfície do tambor. Com isso, a folga desse conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal de freio.

Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata (patins) de freio (suporte das lonas), danificar a superfície de atrito do tambor e também ocorrer uma situação conhecida como “virar o S”. Mas o que é isso? O cames tipo “S” é o componente responsável pela movimentação das sapatas de freio – “virar o S” é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.

Esta soltura do alojamento é uma situação de perigo, pois pode acontecer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada, transformando assim uma situação normal em um evento de risco à vida.

MANUTENÇÃO SEMPRE!
Por tudo isso, verifique a regulagem e o correto funcionamento dos freios regularmente. É importante lembrar-se de realizar um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita, pois, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final. 

Verifique a lubrificação dos principais componentes de acionamento também.

E aqui vale uma última dica: drene regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático. Excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.

O freio é o principal sistema de segurança do veículo. Não dê bobeira!
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