CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Quem adia atendimento de recall está correndo riscos

Segundo especialista, percentual de proprietários que atendem aos chamados é inferior a 40% por causa de falhas da legislação.

03/01/2018
"Quando a pessoa não sabe que tem um problema, comporta-se de modo diferente de quando está informada. Por isso é muito importante que os proprietários fiquem atentos e sempre atendam aos recalls. Mas, aqui no Brasil, o percentual é inferior a 40%", revela Hélio Fonseca, perito em veículos automotores do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo). 

Para ele, isso se deve à falha de legislação quanto à forma de convocação. "Geralmente as chamadas são feitas na TV e em jornais, mas em anúncios pouco ilustrativos e complicados. Além disso, muitos carros já trocaram de dono. Por isso, é importante que a comunicação seja feita por documento registrado em nome e no endereço do atual proprietário do carro. Este, se não atender ao chamado, também deveria ser responsabilizado em parte, no caso de acidente, desde que estivesse ciente", afirma.

Veja, nesta reportagem do UOL, por que quem adia o atendimento do recall está se expondo a riscos.

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