CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Quando o motociclista é o culpado pelo próprio acidente

Desconhecimento da moto, excesso de velocidade, desrespeito às regras do trânsito e falta de civilidade são fatores que levam ao acidente com a moto.

19/09/2017
Grande parte dos acidentes envolvendo motociclistas são provocados por eles mesmos. Um dos fatores que levam a isso é o desconhecimento do próprio veículo, a moto que ele tem em mãos. 

Não fosse por isso, como explicar o comum hábito de não manter distância do veículo à frente? Motocicletas precisam de espaços maiores do que um automóvel para frear e, especialmente nos horários de pico, com o trânsito denso, ver motociclista pressionando motociclista, automóvel e até caminhão, rodando a um palmo ou menos da traseira em velocidade totalmente inadequada é mato. 

Tal barbaridade é grande causa de acidentes. Colisões ou meros (mas dolorosos) tombos são frequentemente causados pela impossibilidade total de frear em espaços tão reduzidos. A perda de aderência vem a reboque da óbvia reação que é acionar os comandos de freio abruptamente, em busca de uma frenagem desesperada e infelizmente inócua.

Outros fatores são o deslocamento em alta velocidade, o desrespeito às regras do trânsito e até a falta de civilidade.

Saiba mais sobre esses fatores na coluna “O Motociclista”, do UOL.
Voltar