CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Entenda os códigos dos pneus

Eles oferecem uma série de informações importantes para quem vai comprar um pneu.

23/04/2020
Os pneus têm diversas informações que poucas pessoas conhecem. Por elas, dá para saber, por exemplo, se o pneu a ser adquirido possui as mesmas características do original, e também a sua data de fabricação, medidas, entre outros dados importantes para quem precisa comprar outro pneu para seu veículo. 

Mas essas informações vêm em código que só as pessoas que atuam no meio automotivo costumam conhecer. Então o CESVI te ajuda a traduzir a língua dos pneus.

195/60 R 15 88 V

195: refere-se à largura do pneu em milímetros.

/60: indica o perfil do pneu (altura). O número representa que o perfil tem determinada porcentagem da largura (neste exemplo, 60% - 0,6 X 195 = 117 mm).

R: especifica o sentido de construção do pneu quanto ao posicionamento das lonas. Neste exemplo, R vem de radial. Mas também poderia ser D, de diagonal.

15: refere-se ao diâmetro da roda em polegadas. Neste caso, 15” (ou 38,1 mm).

88: representa o valor de carga admitida para este pneu. Neste caso, existe uma tabela de referência, sendo que 88 equivale a 560 kg de carga.

V: aponta o índice de velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido. Para a letra V, é de 240 km/h. 

DOT
Outra informação importante diz respeito à semana e ao ano de fabricação do pneu – são dados que vêm expressos logo após a sigla DOT, gravada na lateral do pneu. Se estiver escrito DOT – 2311, por exemplo, sabemos que o pneu foi fabricado na vigésima terceira semana do ano de 2011. É importante que o pneu não ultrapasse cinco anos da data de fabricação, mesmo que ainda apresente pouco desgaste.

DESGASTE 
Verifique o nível de desgaste da banda de rodagem observando os indicadores chamados TWI (Tread Wear Indicator). Quando esses indicadores começam a tocar o piso, isso significa que o pneu está no seu limite máximo de desgaste aceitável para a segurança. 




Voltar