CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Dicas de condução segura para as mulheres

Confira uma série de recomendações para que a mulher tenha muito mais segurança em seus deslocamentos com o automóvel.

24/04/2019
Dirigir com sapato de salto alto, deixar a bolsa sobre o banco dianteiro e materiais de estudo ou trabalho no banco traseiro é uma situação comum? Caso seja, vale a pena conferir algumas dicas para uma direção mais segura.

O sapato de salto alto não é recomendado para dirigir, pois não permite uma boa base de apoio para o correto manuseio dos pedais do veículo, podendo se enroscar no tapete e causar dificuldades de acionamento. O recomendado é a utilização de calçados fechados, com um solado mais plano e de boa fixação aos pés. Deixe sempre à disposição um calçado adequado para dirigir.

Tanto por questões de segurança veicular quanto por segurança patrimonial, deixe a bolsa no assoalho do veículo e na parte traseira. O ideal é que todas as bagagens fiquem no porta-malas. Se possível, a bolsa deve ser colocada de uma forma que não permita sua movimentação, principalmente em caso de acidente ou capotamento do veículo. Ela pode atingir você e outros passageiros.

O lugar de materiais de estudo e trabalho também ficam melhor acondicionados no porta-malas ou no chão do carro, dependendo do volume transportado. É só uma pasta? Pode ficar no porta-luvas. 

Só para exemplificar o risco que é deixar materiais soltos no carro: uma mochila com 2 kg de materiais dentro, num carro que tem um impacto frontal a 60 km/h, é projetado para a frente com uma força 25 vezes maior em relação ao seu peso. Ou seja, a mochila será um objeto de 50 kg voando dentro do carro, possivelmente na direção da cabeça de um dos passageiros. 

Com esses cuidados, a mulher terá muito mais segurança em seus deslocamentos com o automóvel.
Voltar