CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

CESVI BRASIL dá dicas de revisão veicular nas férias

Manutenção preventiva é essencial para evitar uma pane na estrada

04/01/2018

CESVI BRASIL dá dicas de revisãoveicular nas férias

Manutenção preventiva é essencialpara evitar uma pane na estrada

 

São Paulo, 27 de dezembro de 2017 - As férias estão aí e dar uma últimaolhada no nível de óleo, pressão dos pneus e na altura do facho do farol sãoapenas alguns dos cuidados para se evitar problemas na estrada. Por isso, oCESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária) elaboroualgumas dicas de manutenção e preparação que todo motorista pode fazer para teruma viagem tranquila.

 

Antes de pegar a rodovia é necessárioavaliar e revisar itens básicos relacionados à mecânica e a parte elétrica doveículo. “Toda verificação preventiva deve analisar a situação dos pneus,sistemas de suspensão e de freio, se estendendo para itens ligados aofuncionamento do motor, como óleo lubrificante, sistema de arrefecimento,correias e tensionadores”, comenta Gerson Burin, coordenador técnico doCESVI/MAPFRE.

 

Além de checar essas peças, oespecialista elaborou um checklist de itens que podem ser examinados emcasa: nível de óleo, água no reservatório do sistema de arrefecimento ecorreias, para identificar ressecamento. Além das palhetas limpadoras dopara-brisa, que também podem ressecar, e, caso estejam quebradiças, devem sersubstituídas.

 

Confiraa lista de itens que devem ser verificados antes de pegar a estrada:

Pneus– É necessário verificar a pressãodos pneus e do estepe (sim, o estepe também precisa estar calibrado para aeventualidade de precisar usá-lo). Avalie se há desgaste ou danos. Com isso,será visível reconhecer se os pneus estão carecas – essa avaliação pode serfeita com o auxílio da referência chamada TWI (Tread Wear Indicator)presente em todo pneu, que aponta o limite de desgaste da banda de rodagem. Senecessário, faça a substituição dos pneus.

 

Equipamentosde troca do pneu – Vale conferir se otriângulo, macaco, chave de roda e estepe estão localizados conforme descritono manual do veículo. Além disso, certifique-se de que o macaco esteja emfuncionamento. Inspecione o triângulo e observe se o seu sistema de pé está emboas condições. A chave de roda também é um item muito importante, que devesempre estar presente no veículo.

 

Sistemasde iluminação - Cheque ofuncionamento de todas as lâmpadas de lanterna, dianteira e traseira, osfaróis, incluindo o alto, luzes de freio, de seta e pisca-alerta. Não seesqueça de verificar a luz da placa do veículo também.

 

Freio– Veja o nível de fluido de freio noreservatório. Caso esteja muito abaixo da marcação máxima, confira se não hávazamento no sistema. Aproveite para identificar se o veículo apresenta algumproblema durante as frenagens, como trepidações, inoperância no freio ouruídos. Se houver algo assim, leve o veículo para uma oficina especializada.

 

Correias- Verifique se as correias estão comressecamentos ou danos. Se houver algum desses problemas, faça a substituição.

 

Óleoe água do motor - Com o veículoparado no plano e com o motor desligado, verifique o nível de óleo do motor.Caso esteja baixo, complete até a marcação máxima da vareta, sempre com o óleoespecificado pela montadora.

 

Aproveiteo veículo no plano e verifique também o nível de água no sistema dearrefecimento. Caso necessário, complete até a marcação máxima contida no vasode expansão.

Palhetaslimpadoras do para-brisa – Verifiquese as palhetas apresentam desgaste ou ressecamento. Se houver, faça asubstituição por palhetas novas. E não se esqueça de verificar a água dolimpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.

 

Outroscuidados

·Tenhaa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a documentação do veículo em dia;

·Usesempre o cinto de segurança, inclusive nos bancos de trás;

·Transporteobjetos de preferência no porta-malas e nunca obstrua o campo de visão domotorista com malas ou outros itens. Por isso, planeje sua viagem analisando opercurso a ser seguido, programando os pontos de parada para descanso eabastecimento, e também os valores e pontos de praças de pedágio do seupercurso.

Voltar