CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Análise da Deformação da Longarina

Este estudo esclarece ao mercado reparador em geral, quanto o processo de reparo influencia nas características originais de uma peça estrutural.

05/08/2013
OBJETIVO
Esclarecer, ao mercado reparador em geral, quanto o processo de reparo influencia nas características originais de uma peça estrutural, mostrando a importância da realização da substituição parcial dentro dos padrões de qualidade.
O estudo comparou o comportamento de uma peça estrutural (longarina), após três testes de impactos, para analisar as suas deformações em algumas situações de reparo.



CONCLUSÕES
Este estudo mostra o quanto é importante a adoção de equipamentos e procedimentos corretos no sentido de zelar pela qualidade dos trabalhos e também pela segurança dos ocupantes.
Nunca se deve reparar uma região de deformação programada, pois, ao se alterar as características de absorção de impacto da peça, essa se comporta de modo insatisfatório em um futuro impacto, fazendo com que ocorram danos maiores à estrutura do veículo e aos ocupantes.
Para a reparação de elementos estruturais deve ser realizada uma avaliação detalhada, porque o reparo só é viável caso não sejam afetadas as áreas de deformação programada.


Voltar